Uso da bicicleta em Joinville

 O município de Joinville está localizado no nordeste do Estado de Santa Catarina, entre a Serra do Mar e a Baía da Babitonga.  É permeada pela biodiversidade da Mata Atlântica, com seus manguezais e restingas, fundamentais para a reprodução da vida marinha.  Com uma população de aproximadamente 526 mil habitantes[1], Joinville é o maior município de Santa Catarina e o terceiro maior do sul do Brasil. 95% de sua população reside na área urbana, ou seja, na cidade.

Ciclistas em uma enchente na Rua do Príncipe, Centro de Joinville, 5 de maio de 1929. Fonte: Arquivo Histórico de Joinville.
 Joinville é hoje uma soma de diversas histórias e culturas, desde os sambaquianos, os mais antigos  habitantes da região reconhecidos pela ciência, passando pela presença do povo Guarani M’byá, quando chegaram os primeiros luso-afro-brasileiras, que se estabeleceram na região por meio da concessão de sesmarias (fazendas agrícolas) e posteriormente receberam a colonização germânica. No último século, o desenvolvimento da cadeia produtiva industrial, e mais recentemente de serviços, motivou movimentos migratórios internos, que contribuíram com a diversidade cultural que a população joinvilense tem hoje. 
Operários da Fundição Tupy na década de 1960.
 A utilização da bicicleta em Joinville já era notável desde o começo do século XX, porém foi em 1950, com a expansão da atividade industrial que Joinville foi agraciada com o título de Cidade das Bicicletas. Estima-se que na época a cidade contava com 18 mil habitantes e 8 mil bicicletas. Hoje, com uma população de aproximadamente 535 mil habitantes, a estimativa é de que existam 250 mil  bicicletas. 
Esquina das ruas João Colin e Mário Lobo, 1969.
 A média de viagens diárias dos joinvilenses feitas com bicicletas é de 7,8%, enquanto a média nacional levantada pelo Ministério das Cidades é de 1,75%. Segundo Vladimir  Constante  Tavares, da Fundação Instituto de Pesquisas e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), em entrevista para o Jornal Notícias do Dia (2009),“O interessante é que 90% destas viagens de bicicleta na cidade são feitas para ir e vir do  trabalho”
  O Museu da Bicicleta de Joinville (MUBI) é o único do gênero em toda América do Sul. Está localizado no Complexo Ferroviário de Joinville, bairro Anita Garibaldi, e seu acervo tem mais de 16 mil peças variadas.  O MUBI é o resultado de uma parceria entre o poder público municipal e a iniciativa privada, sob a gestão da Fundação Cultural de Joinville com o acervo da coleção particular de Valter F. Bustos.
Acervo do Museu da Bicicleta de Joinville (MUBI)
 Atualmente a opção pela bicicleta como meio de transporte não é mais apenas uma questão econômica, reservada às pessoas de baixa renda. Muitas pessoas de diferentes áreas profissionais e faixas de renda vêm escolhendo a bicicleta por ser um meio não poluente, rápido e prazerozo de locomoção, apesar das dificuldades encontradas como infra-estrutura e sinalização insuficentes e falta de conhecimento do Código de Trânsito pela maioria dos motoristas de automóveis, o que causa conflitos e insegurança no trânsito.
9 de março de 2009.  Mais de mil ciclistas pedalam 
em comemoração ao aniversário da cidade. Foto: Jessé Giotti.



[1] 526.338 habitantes: estimativa oficial de 1 de julho de 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário